A Malagueta Piri-Piri (Capsicum frutescens), conhecida em algumas regiões como Bird's Eye ou, de forma mais carinhosa e audaciosa, Sacana (em Moçambique) devido à sua "dentada" forte, é a pimenta que define a culinária lusófona africana. Esta variedade é pequena, mas extremamente potente, e é apreciada pelo seu sabor limpo e que "acorda" o paladar.
A Piri-Piri Sacana oferece um calor direto e penetrante. O seu Grau de Ardência é Médio-Alto, ligeiramente abaixo dos Habaneros, mas substancialmente mais forte do que a Malagueta tradicional ou a Dedo-de-Moça.
A Escala de Scoville (SHU) atinge tipicamente 50.000 a 175.000 SHU, podendo chegar a 200.000 SHU. O picante é sentido de forma imediata e concentrada na língua, desaparecendo mais rapidamente do que o calor mais oleoso dos Habaneros.
O sabor é fresco, limpo e levemente frutado, mas sem as notas florais ou cítricas complexas do Habanero. O seu perfil mais neutro permite que o calor seja o protagonista, realçando os sabores de base dos ingredientes do prato, em vez de os dominar com aromas exóticos.
Os frutos são pequenos, finos e pontiagudos, tipicamente não ultrapassando os 2 a 3 cm de comprimento, e apresentam uma cor vermelha viva quando maduros. Crescem apontando para cima, como "olhos de pássaro".
Na culinária, a Piri-Piri Sacana é a alma do Molho Piri-Piri português clássico e essencial para marinar e acompanhar Grelhados (especialmente frango e churrasco). É ideal para temperar Ensopados, Caldeiradas e Pratos de Arroz (como arroz de marisco ou arroz de frango), onde a sua ardência penetra o líquido sem alterar o bouquet de aromas. Devido ao seu sabor limpo, é a melhor opção para aromatizar Azeites e Vinagres Picantes de forma tradicional.
Piri-piri Sacana (Birdeye) - SHU 200.000. Embalagem com 10 sementes selecionadas, com autocolante identificativo da espécie, origem e ardência.