O Jindungo (também conhecido como Gindungo ou, em muitos casos, sinónimo de piri-piri) é uma variedade da espécie Capsicum frutescens que se popularizou a partir de Angola e Moçambique, onde é um dos pilares da gastronomia. Esta é a pimenta para quem quer um picante que realmente marca presença.
O Jindungo é classificado como "Muito Forte", com uma ardência que atinge até 200.000 Unidades na Escala de Scoville (SHU). Este nível de calor coloca-o confortavelmente acima da Malagueta Portuguesa (que ronda os 60.000 SHU) e próximo de uma Habanero mais suave. Oferece um calor imediato, intenso e vibrante.
Os frutos são pequenos, geralmente entre 1 a 3 cm, e ostentam um vermelho-vivo. A planta é compacta e extremamente produtiva. O Jindungo é conhecido pelo seu sabor picante e penetrante, que é amplamente utilizado em óleos, molhos e vinagres para condimentar pratos de peixe, aves, e clássicos angolanos como a Muamba de Galinha e a Caldeirada de Peixe.
A sua pequena dimensão e alta concentração de capsaicina tornam-no perfeito para ser seco e adicionado inteiro ou em pó a cozinhados. É o ingrediente que confere o calor autêntico aos famosos Piri-Piris de Angola e Moçambique, sendo muito apreciado pela sua capacidade de enriquecer o prato com ardência e um toque de sabor ancestral.
Jindungo - SHU 200.000. Embalagem com 10 sementes selecionadas, com autocolante identificativo da espécie, origem e ardência.